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em sábado, 7 de abril de 2012 | Marcadores: Novo Ecosport, Novo Ecosport 2012, Novo Ecosport 2013
O Novo Ford Ecosport está se revelando aos poucos. Um dos lançamentos mais aguardados do ano está aparecendo disfarçado na Bahia, e detalhes da reestilização da SUV mais popular do pais vai sendo revelado.
O porte em geral será muito próximo ao do
modelo anterior: o entre-eixos manteve os 2,49 m, enquanto a largura
aumentou para 1,75 m (contra 1,73 m) e a altura baixou de 1,68 m para
1,65 m (com rack), o que evidencia o aspecto mais esportivo da nova
geração. Curiosamente, o comprimento também se revelou menor (4,17 m
contra 4,23 m), mas pode ser que o protótipo não tenha exatamente a
mesma proporção do carro de produção. Portanto, é algo que vamos ter de
esperar para confirmar na ocasião do lançamento. O que podemos adiantar é
que as rodas do conceito são aro 17, com pneus Michelin 205/55 R17.
Motores:
Ainda é
cedo para falar sobre preços, mas pesquisas com concessionários e fontes
ligadas à Ford indicam valores a partir de R$ 55 mil, logo acima da
versão completa do New Fiesta – e mais caro que o principal concorrente, Renault Duster. Já o Eco topo de linha deve beirar os R$ 80 mil, entrando na briga com rivais importados como Honda CR-V, Hyundai ix35 e Kia Sportage. Se depender do design e da promessa de construção esmerada, o novo EcoSport tem tudo para seguir a trilha de sucesso do antecessor.Só não pode vir com preço muito salgado, afinal, a concorrência está aí...
Novo Ecosport disfarçada
O novo EcoSport chama atenção pelo aspecto bem mais
agressivo. A dianteira com o “bocão” de filetes cromados e os faróis
estreitos chega a lembrar a do Land Roger Range Rover Evoque.
Também se destacam as laterais com “ombros” bem definidos e a coluna
traseira preta, que faz o vidro lateral parecer integrado ao traseiro.
Visual mais agressivo será a identidade do Novo Ecosport |
A enorme grade frontal hexagonal que apareceu nessas prévias do EcoSport
vai ser assim mesmo no carro real. O conjunto óptico afilado e
horizontalizado também. São soluções do estilo Kinetic 2, que radicaliza a proposta de
"aparentar movimento até quando o carro está parado" ao lhe acrescentar
uma mistura de agressividade e refinamento.
Aliás, a coluna “oculta” é um recurso que faz ligação com a primeira
geração do jipinho, assim como o estepe na tampa traseira. O chefe global de design do grupo Ford, J.
Mays, defendia que o pneu sobressalente exposto era uma solução
antiquada, mas a voz do povo venceu a disputa: o estepe externo foi
mantido depois que as clínicas com consumidores brasileiros apontaram
que o item era fundamental para dar “identidade off-road” ao carro.
Características:
A segurança do modelo virá com novos equipamentos: assim como o New Fiesta, do qual herda a plataforma, o EcoSport terá freios ABS e até sete airbags nas versões mais caras, sem falar do ESP. Outro recurso vindo do New Fiesta será o sistema Sync de entretenimento, que “conversa” com celulares e traz entrada para iPod.
O painel traz elementos do Fiesta, mas tem
personalidade própria. Outro cuidado especial do
projeto se refere ao acabamento, o principal ponto fraco da primeira
geração do Eco. “A qualidade de construção dará um grande salto”, diz outra fonte da marca.
Painel e interior demonstram a qualidade de acabamento no interior |
Faroís e Lanternas devem ter acabamento um pouco mais simples, mas incluem Led´s |
Motores:
O lançamento está previsto para Junho, O jipinho chegará com motores flex 1.6 16V Sigma
(115 cv) e 2.0 16V Duratec (148 cv) – o propulsor 1.0 Ecoboost, que será
usado em alguns mercados, sofreria aqui com a má impressão deixada pelo
1.0 Supercharger dos primeiros EcoSport, conta um
informante da Ford. As versões de acabamento são conhecidas: XLS (1.6) e
XLT (1.6 e 2.0), além da 4WD, com tração integral. Diferentemente dos
modelos de tração dianteira (com suspensão por eixo de torção na
traseira), os 4x4 terão suspensão multibraço atrás. As versões
automáticas (somente 2.0) deverão usar o mesmo câmbio de quatro marchas
do modelo atual, pois a Ford ainda não teve tempo de desenvolver a
transmissão Powershift de seis velocidades e dupla embreagem para o novo
EcoSport brasileiro.
Estepe continua "morando" atrás conforme o gosto Brasileiro |
Novo Ecosport em frente e Trazeira |
Preços:
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