Novo Focus 2013

em quinta-feira, 15 de março de 2012

Ford-Focus_2013

Como andam o sedã e a perua Focus de terceira geração, que devem renovar o elenco da Ford.

Ford Focus Sedan e Sportbreak

Apartir de 2013, o design do novo focus será igual no mundo inteiro.

A Ford pretende trazer, além do hatch e do sedã, a perua média para reforçar um segmento que andava meio abandonado no Brasil desde a aposentadoria da Toyota Fielder, no fim de 2008.

Para conhecer um pouco das personalidades tão diferentes que integram a família Focus, avaliamos em Lisboa as versões sedã e perua. Ao abrir a porta, já se percebe que o interior é todo novo, a começar pelo painel, que na parte central adota um estilo baseado em telefones celulares,que a Ford já começou a usar no New Fiesta.

Ford_Focus_2013 prata

A metade superior do painel é revestida de material suave e agradável ao toque, enquanto o plástico mais duro fica para a parte debaixo, na tampa do porta-luvas e nas laterais do console central.

Proliferam os apliques de efeito cromado, com presença obrigatória nas maçanetas das portas, em volta dos mostradores dos instrumentos e na moldura da alavanca do

câmbio. A versão top Titanium apresenta um monitor central diferenciado, com revestimento brilhante e sistema de áudio assinado pela Sony, podendo contar com iluminação

por leds, ar-condicionado bizona e até um teto panorâmico que ocupa quase toda a capota.

As versões básicas e intermediária têm um console central mais simples, onde para além do freio de mão há apenas um duplo apoio para copos. Houve também uma boa evolução na facilidades de leitura da instrumentação, graças principalmente ao visor digital do computador de bordo, com uma combinação de cores . O volante permite ajustar a altura e a profundidade, o banco também é regulável em altura e o câmbio está mais alto e perto da direção, o que no conjunto facilita a vida do motorista.

. Alavanca de câmbio ficou mais alta e próxima do volante,

. Porta-malas do sedã tem 475 litros,

. Permite deitar o banco traseiro,

. Console central no estilo do New Fiesta,

novo-ford-focus-sedan-2012-01

Na versão Perua, a traseira adota lanternas horizontais.

Ao contrário do que costuma acontecer nas renovações, o Focus perdeu espaço interno nesta geração, por uma necessidade de satisfazer todas as normas de se-

gurança de mercados bem diferentes ao redor do mundo. Comparado a um VW Jetta ou Renault Fluence,por exemplo, o Focus Sedan oferece menos espaço para pernas no banco de trás e também menos largura, além de um porta-malas de 475 litros, menor que o dos outros dois modelos.A própria tampa tem algumas falhas, como não dispor de uma pega interna para fechar, obrigando a colocar os dedos na chapa de metal.

No caso da Sportbreak (nome oficial da perua ), o espaço para bagagem é maior (são 490 litros ) quando comparado às versões.As medições de espaço interno entre os Focus perua e Sedã diferem apenas na altura do banco traseiro ,em razão de a linha do teto se manter alta até a tampa traseira. Por outro lado, as portas de trás do Sedã têm ângulo de abertura maior, favorecendo o acesso.

2013-Ford-Focus-Titanium

Nesta geração, os engenheiros alargaram um pouco as bitolas para melhorar a estabilidade alteraram materiais usados nos elementos da suspenção e adotaram uma barra estabilizadora oca, sempre com o propósito de melhorar um comportamento dinâmico que já era muito bom. As mudanças surtiram efeitos, pois o novo Focus se mostra muito equilibrado em curvas,com poucos movimentos de carroceria, mas conservando o conforto que se espera de veículos de vocação familiar.

2013-ford-focus-perua

O aumento da rigidez torcional pode ser percebido após algum tempo ao volante,assim como se nota que ele também ganhou agilidade, especialmente porque passou a ter um sistema de direção mais preciso e comunicativo.

. Banco com regulagem de altura,

.Apoio de cinto para todos,

. Perua leva até 490 litros e chega a 1515 litros com banco rebatido, mas sem assoalho plano,

ford-focus-2013 painel

Diferencial no freio: Reiterando a aposta da ford de oferecer um Focus de comportamento acima de qualquer suspeita, o modelo tem a opção agora do novo sistema de contole de torque.

Trata se de um recurso que utiliza os freios para replicar o efeito de distribuição de torque que poderia ser feito por um diferencial eletrônico, só que mais barato,equilibrando constantemente a divisão de torque entre as rodas dianteiras. em curvas mais fechadas, o sitema aplica a força de

freio na roda interna e libera mais torque para a roda externa, melhorando desse modo a aderência e o comportamento em curva.

O novo Focus é tmbém o primeiro Ford a ter o novo motor Ecoboost 1.6 turbo de injeção direta de gasolina. Ao menos o câmbio manual de seis marchas deve se manter, agora com escalonamento longo para baixar o consumo. Por outro lado, a rapidez e a precisão da alavanca de marchas contribuem

para não deixar cair a rotação quando for preciso .

Focus 2013 painel

Não faltam, enfim argumentos técnicos para comprovar que o novo Focus está ainda melhor do que a geração anterior,agora reforçada pela estreia da inédita versão perua. Só resta esperar o lançamento para saber se seu sucesso global vai se repetir no mercado brasileiro.

TAGS:

Novo Focus 2012, Novo Focus Sedan, Novo Focus Preço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Obrigado! Este blog é feito para vocês!
    Abraços! Junior.

    ResponderExcluir
  2. gostei, achei o carro muito bonito. ja tenho um sedã e gosto muito, tomara que seja muito mais economico do que o que eu tenho.

    ResponderExcluir
  3. nao gostei muito do hatch...

    ResponderExcluir
  4. Tenho a versão titanium 2011 que é espetacular na minha opinião ! O preço será a grande questão !? Todo lançamento vem muito caro, mas só esperando pra ter certeza ! Achei tbm o interior mais bonito e compatível com o titanium

    ResponderExcluir
  5. Tenho a versão titanium 2011 que é espetacular na minha opinião ! O preço será a grande questão !? Todo lançamento vem muito caro, mas só esperando pra ter certeza ! Achei tbm o interior mais bonito e compatível com o titanium

    ResponderExcluir
  6. Tenho um sedã 2012, perfeito o carro e parece que o novo modelo tb é muito bonito, só espero que o preço tb seja agradável.

    ResponderExcluir
  7. TENHO UM FOCUS SEDAN 2012 BRANCO A DOIS MESES E ESTOU APAIXONADO,ESTE NOVO DEVE SER MUITO MAIS BONITO, QUANDO FOR TROCAR PRETENDO COMPRAR OUTRO FOCUS, GOSTEI MUITO.
    PARABÉNS À FORD PELO SUA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um focus sedan taxi 2011.ele é espetacular,muito confortavel e até agora não me incomodou.Em abril vou ver se tiro outro focus,so que o modelo novo que esta muito bonito.espero que o não seja muito caro.eu recomendo a compra deste carro.o meu ja tem 80 mil km e nunca me deu dor de cabeça.se voceis querem saber do carro se ele presta ou não,perguntem a um taxista rsrsrsrsrsrs.um abraço

    ResponderExcluir
  9. O Focus dentro da sua categoria é imbativel em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  10. no focus tudo é muito bom e muito bonito, tenho um glx hatch 2011 e adoro o carro só espero q o novo venha com o motor 1.6 eccoboost de 160cv que atualmente recheia os focus da europa. aí sim podemos dizer sem sombras de duvida q será de longe o melhor carro do segmento.

    ResponderExcluir
  11. estou esperando novo modelo 2013 tive 2009 e vendi ,omprei s 10 nova ,mais estou esperando o 2013 chegar ,

    ResponderExcluir
  12. ISSO QUE É UM CONJUNTO DE IDÉIAS,INOVAÇÃO E CONFORTO. PARABÉNS.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.
Utilize sua conta do Google para comentar.

Arquivo do blog

Online

Powered By Blogger

  ©Auto Motors - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger