Você sabe lavar seu carro corretamente? Aprenda valiosas dicas aqui no Automotors!

em domingo, 21 de outubro de 2012
Caro leitor, você sabe lavar seu carro corretamente? Algumas dicas podem ajuda-lo a conservar o seu carrão e evitar pequenos riscos na pintura, manchas e desgaste prematuro de borrachas e outros. Vamos dar as dicas e os procedimentos para deixar seu carro sempre novo.
- Lavando o carro - comece com muita água na carroceria:
Para iniciar um bom processo de lavagem, voce deve iniciar jogando muita agua, em abundância na carroceria e nas partes embaixo do carro, na caixa de roda (se tiver como jogar embaixo do carro, também é bom, mas isto é raro). Para ser ecologicamente correto, o ideal é ter uma lavadora de alta pressão, que irá tirar melhor a sujeira e ainda economiza 80% de água.
- Lavar e limpar o carro: escolha uma esponja macia e dê preferência a shampoos neutro facilmente encontrados no supermercados. O famoso sabão de côco é bom e eficiente para lavar partes com muita sujeita, como as rodas e pneus, porém causa manchas nas partes de borracha dos vidros e outros. Detergente nem pensar, pois é pior que o sabão de côco.
Inicie limpando o teto do carro. Prepare em um recipiente água limpa com a medida certa de sabão neutro. Passe a esponja para limpeza de carros (encontrada facilmente em qualquer supermercado também) de cima para baixo, teto, portas laterais, sempre mergulhando a esponja no recipiente com água e sabão. Nunca passe a esponja em rodas, pneus, e na parte de baixo dos para choques, onde fica com mais sujeira, e depois volte a passar na lataria, isto provoca riscos na pintura.
Após limpar bem o carro como descrito, lave novamente com bastante água e vamos para a próxima etapa.
-lavando para choques, rodas e pneus:
Agora, com a mesma água que ainda temos no recipiente ou balde (acrescente mais água se necessário), lave as rodas e pneus com sabão de côco e enchague bem. As partes mais sujas dos para choques, limpe antes desta etapa, ainda com a agua limpa e sabão neutro.
Rodas de liga ou alumínio? Limpe da mesma forma, mas existem escovas especiais para lavar estas rodas, que podem ser encontradas nas casas e lojas especializadas de produtos para carros e facilitam ainda mais o trabalho e limpar elas por dentro também.
Pronto, carro todo limpo, vamos secar. Fácil? Sim, porém também temos algumas dicas:
Escolham panos de chão alvejados ou de microfibra. Se for usar pano de chão, o mesmo deve estar bem limpo e sem restos de sabão ou engordurados. Inicie secando sempre os vidros. Seque bem por fora, torcendo bem o pano, assim os vidros não ficarão com aquelas manchas que tanto incomodam. Não necessita passar jornal nos vidros também.
Após os vidros bem secos, seque com cuidado a lataria, lavando o pano algumas vezes se necessário. Terminado a secagem, vamos para p acabamento. Seque as portas por dentro e na parte debaixo. Repita isto nos vãos do porta-malas.
Para os Pneus, espere estar bem seco e passe o velho e bom "pneu pretinho" da marca de sua preferência.
Para as partes de borrachas, painel retrovisores (nas partes pretas), e outras partes que normalmente passamos silicone, recomendo o produto "protetor UV" da J&J, que além de ser um produto melhor, vai conservar e proteger por muito mais tempo, principalmente dos nocivos raios UV.
Pronto, seu carrão esta novo de novo e sem manchas ou pequenos riscos. Outra dica importante é de não esquecer de encerar o carro a cada mês para proteger também a pintura contra o sol, chuva e sereno.
No próximo post sobre conservação do veículo, vamos ensinar a encerar e cristalizar o seu carro em casa mesmo, sem precisar gastar muito e com ótimos resultados. Ficou alguma dúvida sobre a lavagem? Escreva que tiramos suas dúvidas.
Auto Motors. O blog pra quem ama carro!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Muito Legal seu blog. Realmente lavar carro é uma ciência. Parece fácil, mas um descuido pode ser fatal. Comprei este produto e achei legal também . Lava a seco para dar retoques também é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo este protetor "protetor UV" da J&J, é especifico para carros?

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.
Utilize sua conta do Google para comentar.

Arquivo do blog

Online

Powered By Blogger

  ©Auto Motors - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger